Criação de modelos: afinal, o que é um modelo?
O modelo é uma representação da realidade, de um objeto de estudo. Esta representação pode ou não ser fiel ao objeto real, mas isto dependerá dos dados que você possui para descrevê-lo.
Durante a criação do modelo, confrontamos nosso "protótipo" com os dados observados (ou dados "concretos"), como medições de propriedades físicas e valores estatísticos. No processo de modelagem, nós modificamos o modelo até que se pareça ao máximo com os dados observados.
Na maior parte dos casos, a realidade é muito complexa para ser modelada. Ou ainda, não temos dados suficientes para descrevê-la. Nestes condições, podem ser empregados valores estimados para algumas características do modelo, ou podem ser aplicadas algumas premissas. Isto sempre com base na literatura existente.
Como saber se o modelo está bom? É primordial a verificação do erro do modelo em relação aos dados conhecidos. Este erro deve ser o menor possível. Além disso, precisamos ter uma ideia do resultado esperado. É importante para perceber erros grosseiros do modelo, ou ainda, para estabelecer os parâmetros empregados na computação do modelo. Por isso, o cientista deve conhecer o objeto de estudo, seja por literatura ou por experiência de trabalho.
Após a finalização do modelo, é importante que o autor disponibilize dados que permitam a avaliação por seus pares. A melhor forma é através da publicação de um texto científico que descreva o modelo.
Com o tempo, é comum que o modelo seja modificado. Isto porque o conhecimento evolui, seja por novos dados gerados, ou ainda por novas conexões interdisciplinares descobertas. Diante de novos dados, o modelo deve ser atualizado para se aproximar da "nova" realidade. Se os novos dados estiverem de acordo com o modelo, ele se tornará mais abrangente e mais confiável em sua área de aplicação na ciência. Por outro lado, se os novos dados forem contraditórios, o modelo terá uma aplicação mais restrita, ou precisará ser reformulado. Note que, em ambos os casos, o modelo original é muito importante, pois oferece a oportunidade do questionamento.
Comentários
Postar um comentário