No Oasis Montaj™, podemos usar linhas de código diretamente no banco de dados, para auxiliar no processamento/tratamento de dados geofísicos. Toda esta explicação pode ser aplicada pelo menu para operação entre canais (colunas), mas prefiro ir pelo método old school, com digitação direta na janela do gdb. Basta clicar duas ou três vezes no título do canal (coluna) onde será feita a operação, e pressionar "=". Serão dois cliques se você quiser realizar a operação apenas na linha exibida, ou três para você aplicar a fórmula em todas as linhas selecionadas no gdb.
Após ativar a tecla "=", é aberto um campo no rodapé do gdb, onde podem ser feitas operações simples (como, por exemplo, soma entre canais ou multiplicação de um canal por um número) ou complexas (como operações lógicas). Relembrando..! A expressão digitada será aplicada a todos os itens do canal, em todas as linhas se foi feita a opção de três cliques no nome do canal, ou apenas na linha atual se foram dados dois cliques no nome do canal. Este é um erro muito comum, e pode atrasar muito o seu trabalho se ocorrer e demorar a ser percebido!
Para operações lógicas/booleanas, colocamos a condição seguida por ponto de interrogação ("?"), e depois as ordens para resultado verdadeiro ou falso separados por dois pontos (":").
A condição a ser testada é (...) ? Se a condição é verdade faça (...) : Se a condição é falsa faça (...)
Exemplos:
Expressão simples: A>B? A-100:A+B • Significado: A é maior que B? Se A é maior que B, faça A-100. Se A não é maior que B (ou seja, é menor ou igual), faça A+B.
Expressão composta (duas condições para serem satisfeitas): A>B && A<C? A-100:A+B • Significado: A é maior que B, e também A é menor que C? Se A é maior que B e menor que C, faça A-100. Se A não é maior que B ou não é menor que C, faça A+B.
Expressão composta (duas condições, apenas uma a ser satisfeita): A>B || A<C? A-100:A+B • Significado: A é maior que B ou A é menor que C? Se A é maior que B ou menor que C (ao menos uma das condições é satisfeita), faça A-100. Se A não é maior que B, e nem é menor que C (nenhuma das condições é satisfeita), faça A+B.
Em alguns casos, a fórmula pode até ser simples, mas a formulação do problema não é simples. Exemplo:
Alterar coordenadas geográficas de uma malha de dados centrada no antimeridiano de Greenwich (mapa centrado no Oceano Pacífico) para malha centrada no meridiano de Greenwich. Neste caso, os valores de latitudes estão entre 0 e 360 graus, e você precisa que os valores estejam entre -180 e +180 graus.
Fórmula: long>180?long-360:long • Significado: Se a longitude (long) for maior que 180, subtraia 360 da coordenada. Como exemplo de resultado, a longitude 300 graus passará a ser -60 graus.
Comentários
Postar um comentário